quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROJETO INSTITUCIONAL "A Arte de Reciclar"

Construção da maquete do ambiente poluído
Construção da maquete do ambiente sem poluição

 

A Instituição Educacional (CMEI) deve estar atenta às questões referentes ao meio ambiente, sendo um local efetivo para discussões e reflexões sobre o tema.
Sabemos hoje que todas as formas de vida integram um sistema complexo, que interage com as águas, atmosfera, as rochas e o solo. Assim como o meio tem grande influência sobre os seres vivos, estes também são importantes fatores de alterações do meio.
Os seres vivos são certamente dependentes destas relações. A espécie humana é diferente das demais espécies, pela sua capacidade de promover grandes alterações no meio. 
Este trabalho surge como uma estratégia a mais na formação dos futuros cidadãos que deverão ser capazes de desenvolver atitudes de questionamento, de análise e interferência de idéias e linguagem acerca do mundo atual.
Para isso, é necessário promovermos uma leitura crítica sobre a realidade que nos cerca, concebendo o mundo como uma rede dinâmica de relações.
Este projeto visa fazer esta leitura crítica com as crianças a partir da reflexão sobre a necessidade e importância de separar o lixo, reciclando-o. Com ações práticas de maneira lúdica e responsável as crianças compreenderão que se cada um realizar a sua parte teremos um Planeta melhor.
O CMEI tem por objetivo principal através desse projeto: observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário